domingo, 31 de julho de 2011

Os cinco incríveis animais fluorescentes

Bichinhos que brilham no escuro, quem diria, não são apenas artigo de lojas de brinquedos.
Nesta semana, uma cadelinha Beagle se acendeu e chamou a atenção de todos. Mas ela não foi a primeira: há pelo menos dez anos, laboratórios asiáticos vêm desenvolvendo animais geneticamente modificados para brilharem muito.
Conheça cinco animais --apenas um, naturalmente-- luminosos.
*
Tagoon, a cachorrinha
Tagoon foi geneticamente modificada para brilhar na cor verde fluorescente ao ser exposta a luzes ultravioletas, quando receber um antibiótico. A modificação, realizada pela faculdade de medicina veterinária de Seul, na Coreia do Sul, foi feita com uma técnica de clonagem e pode ajudar a encontrar curas para doenças como Alzheimer e Parkinson.
Patinha que brilha no escuro da cachorrinha Tagoon


Ratinhos
Uma empresa especializada em genética criou essa curiosa família de ratos que brilham no escuro. A turminha foi exposta em uma feira de biotecnologia em Taipei, na China.

 Família de ratos que brilham no escuro, modificados geneticamente, é exposta em feira de biotecnologia

Peixinhos de luz
Esse cardume brilha muito no escuro após modificação genética. A façanha foi feita por uma empresa e também viraram atração em Taipei --a cidade dos animais mais luminosos do mundo, ao que parece.

Cardume de peixes TK-1, que brilham no escuro, criados geneticamente pela empresa Taikong Corp

Oinc oinc
Outra espécie criada em laboratórios asiáticos, os porcos transgênicos fluorescentes ficaram assim graças a proteína colocada nos embriões.



Porcos transgênicos fluorescentes criados por grupo de Taiwan


Medusa da lua
As medusas emitem, naturalmente, brilho graças a fluorescência de uma proteína. Os bichinhos são 90% água e são importantes para as indústrias de alimentos no Japão. E, claro, muito admiradas em aquários mundo afora.

A medusa da lua que emite brilho graças a uma proteína


Fonte:Folha.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário